terça-feira, 23 de junho de 2009

Sobre a insônia

Ela acorda. Abre seus olhos de gigante. 00:48.
'Bom, tenho quase seis horas'. Dormindo ou acordada, não importa. Ela já aprendeu que não adianta se afobar.

Ela pensa nas mil coisas pra fazer, refaz a agenda do dia seguinte, do seguinte e do seguinte. Talvez seja melhor manter uma agenda no papel, mesmo.
Ela sempre quis um cachorro que soubesse brincar de bola. Nunca teve. Lamenta e promete que vai ensinar o próximo. Como ele se chamaria? Hum... Henry, mas o irmão não ia gostar. Vai deixar ele escolher, então.
Ela se lembra que está se formando, e que devia ter sensação de fechar um ciclo. Não tem. 'Só vou pagar inteira nos lugares, só isso muda'. E o vestido do baile? Longo, curto, babados, lantejoulas? Não, não, 'Keep it simple'. Vai dançar. Ensaia os passos novos. Escuta as músicas. Vai ser sensacional.
Ela relê o que escreveu e refaz os parágrafos na cabeça. Tem idéias geniais que repete três vezes pra não se esquecer. Anotar seria melhor, claro, mas tá tão frio, não vai sair agora. Está acabando essa falta de paz. Amanhã ganha uma etiqueta nova. Ela queria mesmo?
E se ela tentasse aquela brincadeira nova com os alunos? Não sei se iam gostar... mas ela ia. Deixa pra lá e resolve propor pra eles assim mesmo. Às vezes ela tem umas ondas de egoísmo.
Há conversas interrompidas. Pensa em retomá-las. Diz tudo que acha daquelas histórias todas. Faz as respostas dos outros. Todas as possíveis. E continua a partir de cada uma. Sempre conclui que o melhor é não dizer nada. Não ia adiantar.
Ela jogou a casca de banana onde escorregou, disse sua analista, outro dia. Imagina a cena. Ri. 'Ai, olha a louca, rindo sozinha'. Ri mais. Talvez seja louca mesmo. Que beleza!!
Vai voltar pro yoga e pro espanhol. Vai malhar e ficar gostosa. Vai convencer o amigo a fazer dança de salão com ela. 'Ele topa, com certeza'. Vai ler os livros que estão na lista que só cresce e ver os filmes que está se devendo.
Ela pensa nos amigos que fez e desfez, relacionamentos falidos por ela e por eles. Por que perde-se o interesse?
Já destruiu o coração de várias pessoas, e teve o dela destruído também. São as voltas que a vida dá. Aguarda ansiosamente a próxima. Virá. 'Ô, como eu quero!'
Conversa com o anjo da guarda, ou com qualquer outro responsável, nunca sabe a quem se dirigir. 'Tira essa angústia de mim, me traz sossego'. Ela tá precisando, sabe.
Ela pisca longamente.

Toca o Maracatu Atômico. Ela pula da cama. 'Ai, se esse sono me pega...'. Os olhos de gigante estão encolhidos. Três linhas de olheira.

Noite mal dormida, mas bem sonhada.

Longo dia, longo dia.

Um comentário:

  1. Usted tiene qui volver a lo yoga, babycita!
    Tu volverá a dormir et a sonãr! Et, quiça, hablar espanhol tambien. Nosotros non tiemos paura de hablar quelque langue. Nos gusta all variaciones de la comunicacion. Compreendes? Maintenant, aller a la maison et a ton lit, pour dormir et avoir maravijosos dreams! Hasta la vista, baby...

    ResponderExcluir